Especialização em Comunicação Organizacional

Por em 24 de fevereiro de 2018
Você sabia que a comunicação pode oferecer a compreensão dos ambientes de rede em que está imersa a sua organização?
É com o intuito de promover a inovação na comunicação organizacional que a Unisinos lançou a nova especialização em Comunicação Organizacional: Linguagens, Interações e Inovação.
O curso procura formar o profissional para articular demandas estratégicas, cognitivas e tecnológicas da comunicação nas instituições e organizações, agora imersas nas redes.
Além disso, para tratar desse tema com profundidade, conta com o fomento de pesquisas em midiatização (dos meios, instituições e atores) desenvolvidas no Doutorado e Metrado em Comunicação da universidade, com o objetivo de proporcionar ao aluno a capacidade de refletir sobre os diversos desafios encontrados na sua prática profissional.

 

Período: Início do curso: abril/2018
Carga horária: 360 horas
Local: Campus Unisinos São Leopoldo
Dias das aulas: Segundas, terças e quartas-feiras à noite
Quinzenalmente

Para que

A comunicação organizacional contemporânea precisa de bases mais sólidas. Afinal, como articular as demandas estratégicas da comunicação nas instituições e organizações sem considerar o uso social dos meios, inclusive digitais em rede, e suas incidências em diferentes práticas sociais?

É focando em alguns temas atuais em torno da área que a Especialização em Comunicação Organizacional: Linguagens, Interações e Inovação busca preparar você para o mercado. No curso, você entenderá sobre o agenciamento das interações com os recursos humanos e a construção de coletivos vinculados a projetos organizacionais; refletirá sobre a importância dos registros audio-scripto-visuais como formatos de linguagens organizacionais, desde o suporte do papel até o uso de games, passando pelas narrativas e documentários, como linguagens de interação com os públicos internos e externos; compreenderá os princípios da “Web 4.0”, na perspectiva da midiatização e relacionada a conteúdo, indexação e espaços de interação, entre outras temáticas de grande importância para uma boa gestão e compreensão da comunicação organizacional moderna.

A concepção pedagógica do curso ainda valoriza experiências que apresentam transversalidades com práticas sociais, articulando sempre conhecimento e comunicação. Assim, o resultado é a formação de profissionais capacitados a levarem para as empresas uma comunicação unificada para o ambiente organizacional.

Para quem

O público-alvo são profissionais e egressos graduados em comunicação (jornalistas, relações públicas, publicitários, comunicação digital e produção fonográfica) e demais interessados no escopo da proposta.

A qualificação profissional pós-curso

Com o curso, o aluno sairá apto a compreender a comunicação organizacional e a relação entre os campos institucionais de inserção, repensando ofícios midiáticos, bem como a gestão estratégica de ambientes complexos no universo organizacional. Com isso, ajudará a vincular o cotidiano da instituição aos processos de comunicação e de midiatização sobre as diferentes práticas sociais, desenvolvendo uma identidade de interface.

Como funciona o processo seletivo

 

Ana Paula da Rosa

E-mail: ANAROS@unisinos.br

Jairo Getulio Ferreira

E-mail: JFERREIRA@unisinos.br

 

 

Fonte:

http://www.unisinos.br/especializacao/comunicacao-organizacional-linguagens-interacoes-e-inovacao/presencial/sao-leopoldo