III Seminário da Escola de Altos Estudos: ” Os amadores no mundo digital: Rumo a uma nova democracia de competências.”

Por em 23 de novembro de 2014

IMG_1560

 

Como atividade integrante da Escola de Altos Estudos/Capes, que vem ocorrendo no PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos desde 2012, ocorreu entre 30 de setembro e 4 de outubro de 2013 0 seminário ministrado pelo professor emérito da Universidade Paris Est, Dr. Patrice Flichy, intitulado “Os amadores no mundo digital: Rumo a uma nova democracia de competências”.

O evento, realizado presencialmente no campus da Unisinos em São Leopoldo, teve tradução simultânea e contou ainda com a participação de alunos de pós-graduação e pesquisadores de outras universidades (UFSM, UFPI) pelo sistema de teleconferência. Durante os cinco dias de seminário, o Prof. Flichy ministrou aulas expositivas sobre suas teses, seguidas por comentários do professores do PPGCC – Unisinos, Dr. Jairo Ferreira (coordenador do seminário), Dr. Antonio Fausto Neto e Dr. João Ladeira. A segunda parte de cada encontro foi reservado às perguntas, aos debate e às reflexões dos participantes em interlocução com o convidado.
Flichy defendeu que as transformações dos processos de comunicação contemporâneos não podem ser dissociadas da problemática da inserção dos receptores na esfera da produção. O pesquisador francês propôs que as TIC estão possibilitando o desenvolvimento do paradoxal individualismo conectado dos amadores, que ao mesmo tempo assegura a autonomia dos sujeitos e cria “redes de subjetividades”.
A figura do amador, intermediário entre o leigo e o profissional, baseia-se na experiência adquirida em interações na web para estabelecer um corpo de conhecimento que muitas vezes rivaliza com o próprio expert, constituindo uma espécie de aprendizagem coletiva. Neste processo, congregador das paixões comuns dos indivíduos, estão sendo inventadas e criadas novas indentidades. Não se trata do fim dos especialistas, mas de uma transformação de práticas sociais que põe em dialogo a atividade profissional e as competências forjadas na cultura dos amadores.