Seleção PPGCC Unisinos – Entrevista com a coordenadora do curso

Por em 6 de novembro de 2020

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos. O prazo para se inscrever encerra no dia 18 de novembro.

Neste ano, em função do contexto de pandemia, algumas alterações foram realizadas para melhor atender aos candidatos no processo seletivo e os atuais e futuros alunos ao longo do semestre. Para proporcionar mais informações sobre as características e diferenciais do PPGCC da Unisinos, o Midiaticom entrevistou a coordenadora do curso, a Profª Drª Ana Paula da Rosa.

Confira a entrevista.

Midiaticom – O PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos possui conceito 6 na escala de avaliação da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A quais fatores se deve esse desempenho, considerado pela Capes como de excelência?

Ana Paula da Rosa – O PPGCC da Unisinos foi um dos primeiros do Brasil a atingir o conceito 6. Atualmente, um grupo muito pequeno de Programas estão nesta faixa de excelência. Isso é resultado de muito esforço e de um conjunto de atividades. Para a Capes um programa de excelência é aquele que se destaca pela proposta, pela produção técnico-científica de docentes e discentes, pelas atividades de formação (disciplinas, teses e dissertações), mas também pelos processos de internacionalização e de cooperação entre instituições. O nosso programa se destaca neste conjunto, mas compreendo que para além do conceito 6 o que torna o PPG diferenciado são as pessoas. Nosso corpo docente e discente é muito qualificado, o que permite relações muito próximas e uma coesão em torno do produzir conhecimento. Todos que estamos aqui consideramos a pesquisa um fazer que contribui para o desenvolvimento do país. Importante destacar ainda a tradição deste PPG, são mais de 25 anos de atuação. Um programa que se reinventa e que busca valorizar a história que construiu, pois muitos docentes e egressos são referência na área da comunicação no Brasil.

 

Midiaticom –  Quais os diferenciais da área de concentração do Programa, que é em Processos Midiáticos?

Ana Paula da Rosa – A área de concentração do Programa é o que unifica e vincula as várias linhas do PPG. Intitulada Processos Midiáticos esta área abarca os meios de comunicação, mas não se limita a eles. Quando pensamos em processos, estamos observando fenômenos sociais que possuem a comunicação como centralidade. Isto é, a área se atualiza conforme a sociedade desenvolve experimentações midiáticas. Neste sentido, o foco está nas interações sociais mediadas por tecnologias, independentemente da esfera social. Assim, investigamos culturas, estratégias de produção, apropriação e circulação de produtos de ordem interacional e informativa. E tanto discussões clássicas da comunicação como os temas emergentes podem e devem ser tratados dentro desse escopo.

 

Midiaticom –  Após concluir o mestrado e/ ou o doutorado, em que áreas o pós-graduado pode atuar?

Ana Paula da Rosa – O egresso do PPG poderá atual na área da docência, como pesquisador, mas também como quadros qualificados dentro de organizações do campo comunicacional e educacional. Observa-se, por exemplo, que muitos de nossos egressos permanecem atuando no mercado profissional como jornalistas, publicitários, relações públicas, mas a diferença é que a experiência acadêmica transforma o fazer profissional. Além disso, temos diversos egressos atuando em instituições públicas, em cargos de gestão. Já profissionais de outras áreas que realizam mestrado ou doutorado no PPGCC geralmente desenvolvem inovações em seus campos de atuação, na moda, nas artes, no Direito e na Educação. Num cenário como o atual, da pandemia, nunca foi tão importante o conhecimento e reflexão sobre a comunicação, visto que estamos imersos em práticas comunicacionais o tempo todo. Acredito que o mercado de atuação dos profissionais com formação qualificada só tende a se expandir a partir de agora.

 

Midiaticom –  Para quem tem ou quer ter experiência de mercado na área da comunicação, o que a experiência na pós em Ciências da Comunicação pode proporcionar para o exercício profissional?

Ana Paula da Rosa – A prática profissional nos absorve de modo muito intenso, nas redações, nas agências e assessorias, nos órgãos públicos e nas empresas. E neste sentido, o espaço de reflexão da prática acaba sendo muito restrito. Acredito que a qualificação propiciada por um programa de pós graduação estrito senso modifica profundamente nossa concepção de mundo e, claro, profissional. Assim o exercício profissional passa a ser diferenciado, pois o profissional terá mais bagagens técnicas e teóricas para qualificar seu fazer. Nisso entra o caráter de inovação, o desenvolvimento de ideias diferenciadas que podem, inclusive, remodelar práticas. Nossos egressos que atuam no mercado cada vez mais se destacam e são valorizados por aliarem o conhecimento prático e o teórico, desenvolvendo atividades mais críticas e mais disruptivas. Entendo que a experiência profissional e o olhar acadêmico não são oposições, mas uma articulação perfeita, visto que as pesquisas não são produzidas para a academia, mas para a sociedade.

 

Midiaticom –  Devido às preocupações neste contexto de trabalho e estudo online, como o curso se preparou para bem atender aos atuais e futuros alunos?

Ana Paula da Rosa – Este tem sido um desafio e tanto. Em apenas dois dias a Unisinos fez uma “conversão” institucional para a modalidade remota, isto é, não estamos atuando no modelo do ensino à distância. Ainda que estejamos trabalhando na distância física, nosso modo de conduzir as aulas permanece muito próximo, sempre com a presença do docente, com aulas síncronas, com diversos recursos e possibilitando acessos variados a um conjunto de eventos, aulas abertas, atividades de grupo de pesquisa, orientações. Realmente não paramos, porque embora a pandemia nos faça “olhar para dentro”, a pesquisa é uma motivação para que possamos, juntos, superar a crise social, econômica e sanitária que estamos vivendo. Neste momento, nossas aulas e demais atividades estão sendo conduzidas remotamente, mas sem perder a qualidade que diferencia os debates e as interações. O zelo com a saúde e o bem estar de professores e alunos é fundamental e sabemos que as atividades online demandam o repensar dos modelos, mas tanto os atuais alunos como os futuros serão muito bem acolhidos e terão a possibilidade de aportar na cultura da pós-graduação participando de inúmeros eventos, muitos com foco internacional, que foram potencializados pelo online. Além disso, a instituição oferece capacitações docentes, programas específicos para as aulas e diversas ações para qualificar as atividades em andamento. Certamente, estamos mais cansados, pois o home office redimensiona as temporalidades, mas nunca tivemos tantas oportunidades de conhecimento, de aprendizagem como agora e é neste sentido que estamos pensando em 2021.

Midiaticom – E sobre o processo seletivo? Como ele será desenvolvido em 2020/2 tendo em vista a pandemia?

Ana Paula da Rosa – Neste ano nosso processo seletivo será bem diferenciado, isto porque a etapa das entrevistas será remota. Se por um lado isso impede nosso contato presencial no campus, de outro permite que mais candidatos de outros estados e de fora da região metropolitana de Porto Alegre possam participar da seleção. Esta se dará em duas etapas: a) análise de projetos e currículos e b) entrevistas. Outra novidade desse ano é que tanto o resultado do processo seletivo como do edital de bolsas será divulgado antes mesmo do fim do ano, já permitindo que os novos alunos planejem o novo ano com a vivência no PPG. Mais informações do Processo Seletivo podem ser obtidas no Instagram do curso e no site.