Lançamento do livro “Analítica da midiatização esportiva”

Por em 30 de Maio de 2019

Egresso do Doutorado da Unisinos lança livro sobre a analítica da midiatização esportiva

O livro “A Analítica da Midiatização Esportiva: estratégias discursivas das colunas/istas Juca Kfouri e Tostão sobre a Copa do Mundo de 2014 na Folha de S. Paulo” foi lançado pelo jornalista, radialista e professor do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN), de Santa Maria (RS), Gilson Piber, com selo da Editora Appris. O trabalho é resultado da tese de doutorado de Piber, defendida em 2016, na Unisinos-RS, com orientação do doutor Antonio Fausto Neto, que escreveu o prefácio do livro.

A publicação examina a analítica da midiatização esportiva, por meio das estratégias discursivas das colunas redigidas por Juca Kfouri e Tostão sobre a Copa do Mundo de 2014 no jornal Folha de S. Paulo. O autor dimensiona a importância dos estudos sobre midiatização associada às diferentes práticas sociais que funcionam no âmbito da organização social e como ela afeta, especificamente, as práticas jornalísticas, de acordo com o trabalho de várias operações tecno-discursivas. Ainda enfatiza a coluna, que é uma das instâncias do ambiente do jornal, por meio do qual se dão também operações de midiatização do jornalismo. A análise resulta que a analítica ocorre em torno de marcas de enunciação e de estratégias discursivas, realizadas pelo trabalho da coluna/colunistas no complexo universo do jornalismo. Entende-se, portanto, a analítica da midiatização como modos de dizer, apontar e avaliar um determinado acontecimento na perspectiva e iniciativa de sujeitos.

O livro volta-se para o interesse dos vorazes leitores das colunas. Nesse caso, o estudo do autor ajuda-os a elegerem pistas de como ler as colunas segundo outras “chaves de leitura”, que vão além dos preconceitos e preferências pessoais, esportivas e clubísticas. Em segundo lugar, para leitores que estudam o funcionamento dos discursos sociais, como os de natureza jornalística, e que estão situados em diferentes “janelas” de disciplinas e áreas de conhecimentos. Especificamente, os pesquisadores, estudantes em comunicação e analistas das discursividades jornalísticas.

Gilson Piber é doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos-RS, mestre em Ciências da Linguagem pela Unisul-SC e especialista em Ciência do Movimento Humano pelo CEFD/UFSM-RS. Jornalista formado pela UFSM-RS, integra a Coordenadoria de Comunicação Social da mesma universidade, com atuação nas rádios Universidade 800 AM e UniFM 107,9 MHz, de Santa Maria. No curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN), ele ministra disciplinas nas áreas de radiojornalismo e jornalismo esportivo. “Enxergamos no jornalismo esportivo uma área instigante de atuação profissional, assim como um vasto campo para a pesquisa acadêmica”, destaca o autor. Ele comenta, ainda, que “a analítica é uma atividade de leitura e de interpretação do mundo, conforme práticas que envolvem objetos vários, mas no caso, os dispositivos tecno-discursivos midiáticos. E, nessas condições, cada colunista, no caso em estudo, elege modelos e estratégias de leitura para ver a cena esportiva, ainda mais numa Copa do Mundo, acontecimento complexo cuja processualidade existe, pois o certame estrutura-se em torno de um calendário que envolve três fases – um antes, um durante e um depois, segundo a mobilização de processos narrativos.”

Conforme Piber, “a midiatização funciona, afeta e é afetada pelas práticas sociais diversas. Tal processo amplia a complexidade da sociedade.” Ele observa, também, que, “em enunciação, o trabalho do analista é mostrar como funciona a oferta do discurso, agindo sobre ela, por meio de outros discursos que se manifestam no espaço da coluna. Juca e Tostão são dois analistas esportivos, com contrato de leitura e gramática singulares e, portanto, distintos. A analítica não se faz na abstração, mas nos procedimentos com que os meios de comunicação, nesse território da midiatização, impulsionam a leitura do mundo e da realidade. Por meio do modo de dizer, o colunista anuncia, avalia e descreve o mundo para o leitor.”

O autor acredita que “o trabalho abre novas perspectivas de análise de materiais ligados ao jornalismo esportivo e suas nuances, e contribui, ainda, por meio da analítica da midiatização, no sentido de ampliar a nossa escuta e observação sobre os acontecimentos esportivos, qualificando a nossa capacidade interpretativa.”

O livro pode ser adquirido no site da Editora Appris (www.editoraappris.com.br), com desconto para o leitor, ao inserir o código NTSHD, e nos sites da Submarino, Amazon, Americanas, Shoptime, Livraria Florence e Martins Fontes Paulista.