Proulx: A comunicação, entre a gratuidade e o valor

Por em 29 de maio de 2013

SAM_15243

 

No mês de Abril de 2013, o Grupo de Pesquisa Midiatização e Processos Sociais desenvolveu o II Seminário da Escola de Altos Estudos/Capes, intitulado “Mutação da comunicação: Emergência de uma cultura da contribuição na era digital”. O convidado foi o professor Prof. Dr. Serge Proulx, titular da École des Médias, Université du Québec à Montréal (Canadá), professor associado do Télécom ParisTech (França), diretor do Groupe de recherche et d’observation sur les usages et cultures médiatiques GRM) e co-diretor do Laboratoire de communication médiatisée par ordinateur (LabCMO).

IMG_08601

 

O seminário teve a participação de docentes do PPGCC Unisinos (Prof. Dr. Jairo Ferreira (coordenador); Profª Dra Andriana Amaral; Prof. Dr. José Luiz Braga). e contou com a participação de docentes e discentes dos PPGs de Comunicação da UFSM e UFPI, via teleconferência. No total, participaram cerca de 100 pessoas dos três programas de pesquisa.

O pesquisador franco-canadense Serge Proulx investiga as transformações e potencialidades sociais na emergência de uma cultura digital. Fala da fragilidade e do paradoxo da subjetividade em uma economia digital, dita participativa e faz uma análise da produção de valor no que denomina de “capitalismo cognitivo”.

O cidadão contemporâneo, segundo o pensador, estaria trabalhando gratuitamente para construção de um tipo de capitalismo imaterial e vai nos trazer muito questionamentos. O digitalismo seria uma ideologia ingênua do solucionismo tecnológico? Como podemos resistir ao mundo digital? Como chamar esta mutação do capitalismo? Como a ideia de contribuição pode ser potencializada em um novo modelo? As divergência poderiam nos fazer sair do capitalismo? Estas e outras questões foram expostas e discutidas pelo Prof. Proulx durante todo seminário.

Em cada encontro, ocorreu um amplo debate, perguntas e considerações entre os participantes e os convidados. Publicaremos, nas próximas semanas, entrevista com Serge Proulx sobre esses temas.