Sobre nós

A meta deste portal é  promover trocas, rotinas e procedimentos em torno das investigações realizadas por membros, pesquisadores individuais e grupos de pesquisa,  sobre a Midiatização, proporcionando uma maior interação entres os mesmos. É um projeto financiado pelo CNPq e pela UNISINOS.

Nossos objetivos principais, dentro do tema midiatização,  consistem em: produzir conhecimentos partilhados  sobre as pesquisas desenvolvidas por pesquisadores (docentes e discentes);  apresentar pesquisas  que ainda estão em andamento, permitindo assim, a possibilidade de proposições, objeções e complementações, que poderão ser feitas pelo grupo de participantes e por visitantes interessados; informar e analisar os processos teóricos e metodológicos que estudam as formas de desenvolvimento das lógicas, das culturas e dos processos de midiatização nas instituições locais dos países estudados; desenvolver cultura de cooperação técnica e investigativa entre os  signatários, a partir da estrutura de uma rede de estudos e de um objeto de estudo compartilhado pelos ïnvestigadores-signatários, tendo como suporte a Internet.

De forma mais genérica  também buscamos:  avançar na construção e compreensão do conceito de midiatização, utilizando suas lógicas, manifestações e efeitos de sentido nas suas relações com práticas de outros campos sociais; proporcionar  meios para uma interlocução entre  pesquisadores latino-americanos em torno do tema da midiatização; estudar o conceito, suas dinâmicas e complexidades, tendo como referência o seu próprio lugar de  autoconstrução, através de manifestações que se fazem por meio de estratégias  no âmbito do próprio campo midiático; Estudar as estratégias e os processos através dos quais as operações próprias da lógica, da cultura e da simbólica da midiatização afetam e constituem o funcionamento discursivo de outros campos sociais.

O portal tem seu funcionamento construído dentro da lógica de uma rede em WEB,  utilizando essa tecnologia para a interação entre as diferentes  partes das instituições abrangidas. As pesquisas dos integrantes da rede são agrupadas conforme os interesses de orientandos e/ou pesquisadores, de forma transversal. Pretende divulgar os processos das instituições envolvidas, com a  finalidade de construir “pontes” entre os campos de conhecimento envolvidos na busca de uma maior cooperação. A ferramenta também propicia a formação de recursos humanos em torno do tema da proposta de investigação. O portal  disponibiliza os objetos dessas interações para o público em geral.

Coordenação geral

Comitê científico

Comitê executivo de editoria técnica