HOOVER: UMA PERSPECTIVA SÓCIO-ANTROPOLÓGICA PARA COMPREENDER AS RELIGIOSIDADES EM PROCESSOS MIDIÁTICOS

Por em 29 de maio de 2013

IMG_07471

 

No mês de março de 2013, o Grupo de Pesquisa Midiatização e Processos Sociais, com apoio da Capes/PVE, desenvolveu seminário com Stewart Hoover, que apresentou parte de sua pesquisa desenvolvida a escala global sobre religiosidades e processos midiáticos.

Os importantes efeitos da visita ao Brasil tornar-se-ão mais nítidos no futuro. Vários pós graduandos estão elaborando artigos para um livro conjunto a partir do seminário. Outro impacto em longo prazo da visita será a busca de colaboração contínua com colegas pesquisadores do Brasil.

O professor visitante está convencido da importância do Brasil no desenvolvimento de teoria e método no campo, e está comprometido a manter relações fortes com pesquisadores no país. Espera desenvolver projetos de pesquisa que possam envolvê-los, seus estudantes, e colegas e estudantes dos EUA em pesquisa de ponta em mídia e religião.

Foi possível identificar o impacto do trabalho no Brasil mais diretamente e imediatamente, no entanto, em muitas conversas com colegas pesquisadores e estudantes. Todos concordam que os estudos no campo da mídia e religião é de crítica importância na medida em que avança a própria pesquisa sobre o tema, onde se descobre fortes vínculos desses processos com outros da vida social – na economia, na política e na cultura.

IMG_0749