Seminário Estudo Global em Mídia e Religião

Por em 6 de março de 2013

images1Professor convidado

Prof. Dr. Stewart Hoover – docente na Faculdade de Jornalismo e Comunicação de Massa, University of Colorado at Boulder, onde dirige o Centro de Mídia, Religião e Cultura. É presidente da International Society for Media, Religion, and Culture.

Docentes do PPGCC – Unisinos

Prof. Dr. Pe. Pedro Gomes (coordenador), Prof. Dr. Jairo Ferreira e Prof. Dr. Antônio Fausto.

Local – Sala Conecta – Unisinos (com tradução simultânea)

Data – 11 a 15 de março,  segunda a sexta-feira

Horários – Das 9h às 12h30

O evento discutirá a emergência de estudos que relacionem as questões de mídia e de religião às práticas sociais e culturais contemporâneas. A visita que o professor Dr. Stewart Hoover fará ao Brasil faz parte do projeto de seu ano sabático 2012-2013. Ele pretende realizar imersões em quatro diferentes localidades onde espera se envolver em momentos críticos do desenvolvimento do ensino, da pesquisa e dos recursos institucionais para apoiar os estudos em mídia e religião.

Cada local escolhido está em um contexto de fermentação importante na mediação da religião, e onde é possível vislumbrar o desenvolvimento de pesquisas frutíferas e provocativas. Estes são lugares, nos quais se espera que docentes, graduandos e pós-graduandos serão capazes de realizar ricos e produtivos trabalhos de campo e por meio deles trazer descobertas e aprendizados importantes para o estudo global.

Os locais de imersão são: A Universidade de Aarhus, Dinamarca,  Instituto de Estética e Comunicação; o Trinity Seminary e a Universidade de Gana, Legon; a Universidade Metodista de São Paulo e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil; e o Instituto de Tecnologia Royal Melbourne, na Austrália.

O Brasil foi um país definido como parte deste roteiro de ensino e pesquisa por dois motivos: (1) é um contexto em fermentação no tocante à relação mídia-religião: é marcado por uma pluralidade religiosa, especialmente cristã, com o notável crescimento do segmento evangélico e de sua presença nas mídias e na política; (2) foi o local de realização da 6ª Conferência em Mídia, Religião e Cultura, cujo comitê organizador foi presidido pelo proponente. A Conferência foi sediada na Universidade Metodista de São Paulo em agosto de 2008, o que proporcionou ao proponente uma série de contatos naquela instituição e no País.

 

Funcionamento

O seminário terá tradução simultânea e será realizado com aulas expositivas, seguida de tempo para comentários dos professores do PPGCC-Unisinos, Pedro Gilberto Gomes (coordenador), Antonio Fausto Neto e Jairo Ferreira, que devem acompanhar os seminários e perguntas dos alunos, em interlocução com o professor ministrante.

 

Avaliação

Os estudantes matriculados devem apresentar texto final, na forma de artigo, com até 15 páginas, tomando como núcleo e ponto de partida determinados aspectos de seu próprio problema de pesquisa – e observar (a) que aspectos, neste ou naquele texto debatido, podem contribuir a suas reflexões dentro do eixo Estudos em Mídia e Religião.