REDE NACIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA – III Encontro se configura como um dos principais eventos de pesquisa do país

Por em 18 de dezembro de 2014

Programação aconteceu de 04 a 07 de dezembro em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, reunindo 50 pesquisadores de 14 grupos de pesquisa

Cerca de 50 pesquisadores de 14 grupos de pesquisa participaram do III do III Encontro da Rede Nacional de Grupos de Pesquisa em Comunicação realizado de 4 a 7 de dezembro em São Leopoldo, organizado pelo grupo de pesquisa Midiatização e Processos Sociais do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES) e a Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

O evento dá continuidade à tentativa de construir uma reflexão sobre os processos coletivos na pesquisa em comunicação. O foco parte de uma pergunta comum: em que a nossa pesquisa contribui à construção do conhecimento na área da comunicação? A proposta é um diálogo entre as perspectivas epistemológicas, ontológicas e metodológicas.

Repete o sucesso das edições anteriores. Em 2012, o encontro da Rede foi realizado em Itapecirica da Serra, numa iniciativa idealizada e promovida pelo Filocom. Em 2013 em Natal, sob a coordenação do grupo Marginália e, agora, em 2014, pelo grupo Midiatização e Processos Sociais da Unisinos e seus sub-grupos.  Ao todo representantes de 14 grupos de pesquisa estiveram participando do evento que terá sua quarta edição em 2015 no estado do Piauí, sob coordenação do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Identidade e Subjetividade, da UFPI.

DSC_0079Neste ano, os cerca de 50 pesquisadores de diversas regiões do país estiveram presentes no CECREI  (http://www.cecrei.org.br/) onde foram realizados círculos de debates e apresentações dos grupos de pesquisa participantes pelos líderes dos grupos, além de apresentações de trabalhos individuais por pesquisadores e estudantes. A abertura do evento foi realizada por David Gunkel, da Northern Ilionois University , que discutiu a ideia de “remixologia”  como espaço cada vez maior ocupado pelas máquinas nos processos comunicacionais.

O que é a Rede

O que a Rede propõe é a criação de uma associação de grupos de pesquisa em Comunicação. Os afiliados da associação serão os grupos de pesquisa. Os seminários de grupos (a exemplo dos dois realizados – USP em 2012 e UFRN em 2013 – e do terceiro, na Unisinos) devem permitir o encontro da diversidade, com suas estimulações múltiplas. Uma dessas estimulações será justamente a percepção, por determinados subconjuntos de grupos, do interesse em desenvolverem redes para interações entre suas pesquisas.

O evento anual é um berçário de redes a partir da interação entre grupos. Os procedimentos operacionais deverão ser, depois, debatidos e definidos. Essa perspectiva de encaminhamento da institucionalização implica refletir sobre modos de ingresso, critérios de pertencimento e responsabilidades dos grupos enquanto participantes da entidade.

DSC_0056

O que aproxima, a todos os grupos, no nível abrangente, é o fato de que buscarem práticas de grupo e de rede como processo relevante para fazer pesquisa em Comunicação. Na diversidade mesmo de  temas e enfoques, a proposta é aprender uns com os outros as práticas e modos de investigação, a sinergia desenvolvida na produção de resultados específicos, as teorizações correlatas, as estratégias reflexivas para articulação de descobertas.

Nos debates entre grupos, além dessa interlocução abrangente, no espaço produtivo da associação, diferentes conjuntos de grupos, por suas afinidades e sintonias especiais, podem dar um passo a mais e articular seus processos por interações em rede. Formam-se assim diferentes redes no seio da entidade, com base na proximidade/diversidade, nas metas e processos, nos estilos, nas subáreas de interesse, nas linhas pensamento e nas práticas de abordagem.

Programação do III Encontro

Imagem1 (1)

Imagem2

 

Imagem32

Imagem41

Imagem51

Imagem61

Imagem71