Reflexão sobre as perguntas no campo da comunicação é o tema do IV Seminário da Rede Critica Epistemológica

Por em 29 de novembro de 2012

IMG_0471

O IV Seminário de Espistemologia e Pesquisa em Comunicação – CAPES/PROCAD Unisinos/UFJF/UFG, realizado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, teve a participação de professores, doutorandos e mestrandos que discutiram e refletiram sobre as perguntas de pesquisa no campo da comunicação. Os debates que se seguiram nos três dias de evento foram intensos de produtivos para se pensar em termos da construção de uma rede crítica epistemológica.

Na manhã do primeiro dia, o Professor Dr. Jairo Ferreira (Unisinos) abriu o Seminário dando as boa vindas ao participantes e apresentou como o campo da comunicação pode ser configurado em torno de perguntas em construção nas interfaces de disciplinas. O segundo a falar foi o Professor Dr. Luiz Signates (UFG), discorrendo sobre como o campo da comunicação problematiza conceitos da ordem política.

Durante a tarde, o Professor Dr. Magno Mederiros abriu os trabalhos falando de como os processos midiáticos constituem imaginários. Depois foi a vez do Professor Dr. Antônio Fausto Neto (Unisinos), propor a discussão de qual seria o estatuto das linguagens nos processos e atividades de comunicação. O último do dia a apresentar foi o O professor Dr. Carlos Pernisa (UFJF) tratou de problematizar como relacionar o objeto estudo da comunicação em geral, com a comunicação midiatizada.

Na abertura do segundo dia o Professor Dr. Pedro Gilberto Gomes (Unisinos), falou sobre da necessidade de se estudar os processos comunicacionais de maneira a compreender as relações holísticas que se estabelecem em uma “sociedade midiatizada”. O Professor Dr. Francisco Pimenta (UFJF), dissertou sobre que processos de comunicação ocorrem entre diferentes hipóteses explicativas ou experimentações práticas, na construção de julgamentos. Para fechar a manhã do segundo dia, o Professor Dr. José Luiz Braga (Unisinos), propôs uma discussão sobre como articular as pesquisas regularidades comunicacionais com a observação dos processos práticos de transformações potencializadas pela comunicação social.

Recomeçando os trabalhos no turno da tarde, O Professor Dr. Goiamérico Santos (UFG) propôs uma reflexão crítica sobre a crítica a comunicação como área interdiciplinar não seria cair na armadilha do fechamento do campo a questões possíveis com as advindas das narrativas literárias. O segundo a falar foi o Professor Dr. Potiguara Mendes (UFJF), questionou se as apropriações da ciências, fundamentados em lógicas clássicas, dariam conta da ambiguidade e tensão do campo da comunicação. E fechando o segundo dia, o Professor Dr. Carlos Gusmão (UFAL), falou sobre a problemática da validade espistemológica das perguntas estarem relacionadas, pela diversidade de objetos que elas produzem e mantêm, com um esforço auto-referencial do próprio campo.

No terceiro dia do evento, ocorreu o Seminário “Midiatização e Epistemologias”, no qual mestrandos e doutorandos da Linha de Pesquisa Midiatização e Processos Sociais do PPGCC Unisinos, puderam expor seus trabalhos. Ao todos foram 10 apresentações divididas em duas temáticas: A Midiatização como Objeto e Epistemologias. Os comentários e os debates gerados qualificam o trabalho dos pós-graduandos ao proporcionar-lhes a oportunidade de ouvir as crítica de pesquisadores experientes e renomados.

IMG_0479

Os resultados do seminário serão publicados em dois livros previstos para 2013.

Em um clima de confraternização entre colegas, os intervalos tornaram-se espaços de convivência para rever amigos, conhecer pessoas e fazer novas amizades. Para muitos participantes o evento superou as expectativas.